Uncategorized
Gaza tornou-se o ‘cemitério’ dos princípios mais importantes do direito humanitário, diz Borrell
Compartilhe:
Foto: Josep Borrell aos jornalistas à porta da reunião de relações exteriores da UE, em Bruxelas.
Gaza tornou-se um “cemitério” para os princípios mais importantes do direito humanitário, disse o chefe da política externa da UE na segunda-feira.
“Gaza era, antes da guerra, a maior prisão ao ar livre. Hoje é o maior cemitério a céu aberto. Um cemitério para dezenas de milhares de pessoas e também um cemitério para muitos dos princípios mais importantes do direito humanitário”, disse Josep Borrell aos jornalistas à porta da reunião de relações exteriores da UE, em Bruxelas.
O chefe da política externa do bloco também disse que os ministros discutiriam o acordo de associação UE-Israel.
“Não estamos falando de um acordo de suspensão total. Isso seria algo que a comissão poderia propor. Estamos a falar da dimensão política baseada no respeito pelo direito humanitário”, explicou Borrell.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros belga, Hadja Lahbib, por seu lado, sublinhou a necessidade de vontade política para resolver o problema do Médio Oriente.
“A ajuda humanitária não pode substituir a vontade política”, disse ela.
Lahbib elogiou os esforços para fornecer ajuda humanitária aos habitantes de Gaza, mas chamou-os de “insuficientes”.
“Deve haver acesso total por terra”, acrescentou o ministro, expressando “frustração” pelo facto de centenas de camiões estarem à espera na fronteira egípcia e não poderem entrar onde a necessidade é óbvia.
Israel lançou uma campanha militar destrutiva em Gaza desde 7 de Outubro, matando mais de 31.700 palestinianos, e a maioria dos 2,3 milhões de residentes foram deslocados e muitos estão a morrer de fome no meio de uma catástrofe que agrava a situação humanitária.
Bruxelas, 18 de março de 2024, WAFA- https://french.wafa.ps/Pages/Details/216757
FONTE E AUTOR – WAFA Agencia de Notícias Palestina